Porque é tão importante diagnosticar 🖊️
Postado por Gabriela Santana de Oliveira Sousa em 13/01/2026 23:26
Muitas vezes quando se fala em diagnóstico dentro da psicologia alguns profissionais podem ficar receosos, porém entende-se que a procura por um diagnóstico pode auxiliar o paciente de diversas formas.
Podemos afirmar que o diagnóstico pode auxiliar no tratamento desse paciente. Tem uma frase que gosto de utilizar, muito conhecida em Alice no País das Maravilhas que diz “quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve". O diagnóstico em psicoterapia vai ajudar a estabelecer qual o melhor tratamento para aquele paciente sempre visando o uso da Psicologia Baseada em Evidência, para a promoção de um tratamento eficaz e que melhore o quadro clínico desse paciente.
Quando se tem clareza do diagnóstico o cenário é outro, visto que o profissional sabe o que precisa ser priorizado, entende melhor o curso esperado daquele quadro, consegue acompanhar evolução com critérios mais objetivos, oferece ao paciente um tratamento mais responsável e eficaz.
Sem o diagnóstico o profissional pode não ter clareza sobre o quadro do paciente, tendo o risco de subestimar a gravidade do quadro e acabar gerando mais sofrimento para esse sujeito. Imagine tratar uma pneumonia achando que é um “resfriadinho persistente”. Talvez alguns sintomas pontuais possam reduzir, mas não vai ajudar esse paciente no longo prazo.\
\
Ou seja: **diagnóstico é sobre ter um mapa** para saber conduzir o tratamento em psicoterapia. Por isso, torna-se tão importante a investigação do quadro clínico da pessoa que busca tratamento.
Psicóloga Gabriela Santana (CRP 03/26243)